Dra. Letícia Rubim

Meu nome é Letícia Rubim, sou pediatra e apaixonada por crianças. Dizem que desde pequena, eu afirmava que queria ser médica quando virasse “gente-grande”. Com razão, desde que me entendo por gente, ser médica sempre foi o meu sonho, meu objetivo de vida.

Cursei medicina na Universidade Federal de Minas Gerais na qual também fiz minha residência em pediatria. Decidi fazer a residência no Hospital das Clínicas da UFMG em razão da renomada qualidade do departamento de pediatria, qualidade que  é fruto da excelência dos professores – ou preceptores como são mais conhecidos -. Dentre os muitos e queridos professores, me orgulho em dizer, os ensinamentos que mais me marcaram foram os dos meus pais, ambos professores da UFMG.  Do meu pai, que é  pneumologista pediátrico, guardo a lição de humildade. Um médico, ensinou meu pai, nunca possui conhecimento técnico suficiente, por isso os estudos do bom médico não se acabam com a formatura, mas se estendem por toda a vida. Cada consulta, cada relato, cada sintoma, devem ser analisados conjugando a própria experiência às constantes atualizações e avanços da Medicina. Igualmente importante foram as lições de minha mãe, que é endocrinologista pediátrica. Ela me alertou que as crianças,  antes de serem pacientes, são pessoas. Pessoas únicas em cada sorriso, em cada gesto, em cada personalidade. O pediatra deve conhecer todas as particularidades, acompanhando o desenvolvimento desde o nascimento até a infância, compreendendo, assim, as perspectivas e as necessidades, os anseios e as expectativas, não só da criança como também dos pais.  

A vida acadêmica, os cursos, pesquisas e aprofundamentos alinham-se aos anos de experiência trabalhando nos melhores hospitais e maternidades de Belo Horizonte. Essa bagagem, tanto técnica quanto humana, possibilita que em meu consultório eu forneça  o acompanhamento médico de excelência, fazendo jus à confiança que pais e mães depositam em mim.